quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Cientistas usam células-tronco da urina para gerar "dentes"
As notícias sobre o desenvolvimento de técnicas e aplicações para o uso de células-tronco são ao mesmo tempo vistas como promissoras e temidas, especialmente pelas implicações éticas do uso de células embrionárias, e também pelo significativo risco de desenvolvimento de neoplasias... E a solução para esse dilema parece estar na urina! (ou não...)
Pesquisadores sob a direção do Dr. Duanqing Pei, da Academia Chinesa de Ciência e do Laboratório de Biologia de Células-Tronco e Medicina Regenerativa da Província de Guangdong relataram o desenvolvimento de um método de obtenção de células-tronco da urina para reconstituir dentes. É um método em desenvolvimento, e os protodentes desenvolvidos pelos ratos tratados com as células-tronco têm apenas um terço da dureza de dentes formados naturalmente, mas é um começo!
Se você ficar tranquilo com a fonte das células somáticas que vão ser aplicadas na sua boca, saiba que isso não implicará violação de embriões - e, melhor ainda (seu egocêntrico insensível), as células-tronco obtidas da urina não formam tumores quando transplantadas para o corpo, ao contrário do que ocorre com outras células-tronco.
Aparentemente, contudo, o assunto não deixa de ser controverso, porque o número de células-tronco presentes na urina é muito reduzido, ademais das condições "pouco higiênicas" da fonte (mas a urina não é estéril?), o que significa que esta notícia também é promissora... e temida!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário