segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Milão fica mais verde com bosque vertical

@ Milão, República Italiana
 

A área central de Milão, na Itália, vai ganhar um sopro de ar fresco até o final de 2013 vindo de uma área equivalente a 2½ acres, contando com 730 árvores, 5mil arbustos e 11mil plantas — tudo isso ocupando apenas o espaço das sacadas de duas torres de apartamentos residenciais.

O Bosco Verticale, obra do escritório Stefano Boeri Architetti, terá vasos com membranas impermeáveis para acomodar as plantas, barreiras para as raízes e grelhas de polipropileno para evitar vazamentos, bem como contará com uma estrutura reforçada nos terraços para suportar o peso não só das plantas como do solo em que serão cultivadas. A irrigação fica por conta da água cinza produzida pelas unidades residenciais, e, em retorno, as árvores abafam os sons das ruas e fornecem umidade e ar puro, sem falar nos efeitos sonoplásticos das folhas balançando à brisa do final da tarde. Falando nisso, o projeto se fia no clima pouco ventoso da segunda maior cidade da Itália (e a capital mundial da moda, para quem se liga nisso, como eu e minha camisa de flanela), então talvez não seja viável para cidades com ventos mais fortes. Fortaleza, nem pensar. O acréscimo ao custo normal da obra pela incorporação das árvores é de apenas 5%, o que não é muito, consideradas as vantagens anunciadas.

É tudo muito bonito, mas as árvores serão transplantadas de outro local para as sacadas, então, a não ser que esteja nos planos da construtora fazer o reflorestamento, estamos falando também no desmatamento de uma área equivalente a 2½ acres, e aí fica elas por elas. Outra coisa que me deixou pensando é que as árvores também envelhecem, e às vezes derrubam um galho podre... mas imagino que medidas de segurança pensando nisso devem ter sido tomadas, claro. Na sequência, foto de uma das primeiras árvores sendo içada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+