sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Nova espécie de felino recebe classificação no Brasil

@ República Federativa do Brasil

Duas espécies de gato selvagem foram descobertas hoje. ...por mim... na internet. Mas não é essa a notícia. A notícia é que a tigrina, um gato selvagem que habita as regiões norte e sul do Brasil e que eu até então desconhecia (ao menos pelo nome), foi reclassificada em duas diferentes espécies depois que o mapeamento genético identificou que não há sinais de intercruzamento dos gatarios das duas regiões. Foi a tigrina do sul, de coloração mais escura e pintas (e população) maiores, que recebeu a nova classificação, passando a ser chamada de Leopardus guttulus.

O estudo, publicado nesta semana no Current Biology, sugere que as espécies evoluíram de forma diferente para se adaptar às condições diversas de clima e cobertura de vegetação das duas regiões, o que explicaria os tons mais claros do Leopardus tigrinus, ou seja, a tigrina do norte. Outra diferença é que a tigrina do norte segue cruzando com outros gatos, como o Leopardus colocolo, e a tigrina do sul não.
"Ainda se desconhece muita coisa sobre o mundo natural, mesmo em grupos supostamente bem caracterizados, como o dos gatos. De fato, há muitos aspectos básicos que nós ainda não sabemos sobre gatos selvagens, desde a sua distribuição geográfica precisa até sua dieta."
Então... não sou só eu! Nem esses cientistas sabem onde esses gatos conseguem ração! Quem dirá a caixa de areia. Na sequência, fotos de espécimes das duas espécies (viu o que eu fiz aqui?).


Leopardus guttulus e Leopardus tigrinus - ambos têm o tamanho de um gato doméstico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+