É triste o que aconteceu com Paul Walker no final do mês passado, sem deixar de ser algo irônico que o ator de Velozes e Furiosos e suas sequências tenha perdido a vida em um acidente automobilístico. Quem sabe, essa tragédia poderia ter sido evitada se o Porsche que o amigo dirigia fosse equipado com os sistemas de direção assistida do novo Mercedes Classe C, que Michael Schumacher tentou e não conseguiu colidir em outros veículos e até em um "pedestre".
A versão 2015 do veículo, dirigida pelo lendário ex-piloto de Fórmula Um, conta com assistente ativo de ponto cego, assistente ativo de manutenção de pista, assistente de frenagem plus, assistente de prevenção de colisão plus, piloto automático plus com assistente de direção, segurança de pré-frenagem, piloto de parada e partida... ele até faz aquela chatice de ficar arrancando e parando nos congestionamentos por você. Aliás, talvez essa venha a ser a característica mais útil do veículo, do jeito que o trânsito está ficando. Segue a flecha para o vídeo - mas já adianto, não passa de um comercial da Mercedes Benz...
Obviamente, essas não são as características mais buscadas por consumidores de Porsches e Ferraris, mas é sinal dos tempos: a preocupação é cada vez maior com a incompetência do ser humano para dirigir veículos em segurança. Mas não se preocupe, por enquanto os sistemas podem ser ativados e desativados ao gosto do motorista, o que é perfeito para você que faz questão de mostrar toda a sua incompetência na direção. A pergunta que fica é: se dirigir com tudo ligado, quem tem que fazer o bafômetro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário